Algumas dicas para fotografar flores
- Stephanie Sander
- 4 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Flores são objetos interessantes para a prática fotográfica, e são relativamente fácil de encontrar por aí – principalmente para aqueles que vivem em um clima que propicia flores o ano todo.
Aqui descreveremos algumas dicas que te ajudarão a capturar melhor as flores do seu jardim ou qualquer outra flor que lhe chame atenção.
- O sol nem sempre é seu amigo.
Para certos objetos fotográficos, como as flores, a luz do sol pode atrapalhar, criando sombras duras, estourando cores e dificultando uma boa exposição. Para certos casos, o ideal é escolher um dia nublado para fotografar.

- O vento definitivamente é seu inimigo.
Procure fotografar em horários de pouco ou nenhum vento (no início da manhã, por exemplo). Você também pode utilizar um refletor, um pedaço de papelão ou papel cartão para criar um bloqueio. Inclusive o papel cartão pode ainda ser um fundo para sua foto.
Outra opção é trazer a flor para um espaço fechado (como sua casa – não precisa ser num estúdio com equipamentos complexos). Na foto abaixo temos um exemplo desta situação, como uma orquídea seca – não despreze flores mortas, elas podem ser muito interessantes!

- Preste atenção no fundo da imagem.
Evite qualquer coisa que possa causar uma distração no assunto principal da foto (a flor). Mude de ângulo, mova a flor de lugar, mova-se de lugar e, se houver muito mato ao redor, experimente cortá-lo.
- Utilize uma profundidade de campo pequena.
Entre f/4 e f/2.8 – assim o fundo ficará desfocado. Mas atente para o foco – pelo menos uma parte da foto deve ficar focada. Utilize um tripé para não tremer a câmera e uma velocidade de obturado mais alta se estiver ventando.

- Desafie sua criatividade.
Mude seu ponto de vista. Aproxime-se do objeto. Brinque com os ângulos, encontre uma perspectiva diferente. Desafie-se procurando fotografar as flores de baixo ou por baixo, por exemplo.

- Quer flores brilhantes?
Fotografe contra luz. O ideal é fazê-lo no início da manhã ou no fim da tarde, quando a luz do sol está num ângulo mais baixo.

Sentiu-se inspirado? Tire a câmera do armário e vá fotografar!


















Comentários